Colheita de soja no Maranhão alcança 44% das lavouras, segundo a Conab

Foto: Divulgação

A colheita da soja do Maranhão tem avançado significativamente, conforme análise do 6º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As condições climáticas favoráveis, sobretudo a distribuição e o acumulado de chuvas, têm sido determinantes para o diagnóstico dos resultados obtidos na condução das principais lavouras cultivadas no estado, com destaque para o desempenho produtivo obtido no sul do Maranhão, onde foram observadas lavouras de soja com produtividades médias em torno de 3.360 kg/ha (56 sacas/60kg/ha), o que representa um retorno relativamente favorável para o produtor, em termos de rentabilidade.

A colheita da soja tem avançado significativamente na medida em que as condições climáticas favorecem essa operação. Estima-se que cerca de 44% da área plantada já tenha sido colhida.

Milho

A semeadura e implantação das lavouras de milho 2ª safra  no estado do Maranhão avançam na mesma proporção em que a colheita da soja também evolui. A Conab estima que cerca de 75% da área desse cereal esteja plantada, com ênfase para um ligeiro incremento da área semeada que, segundos dados da pesquisa, foi fortemente influenciada pelas boas condições climáticas, que tem favorecido a colheita segura da soja (salvo algumas pontuais exceções em que o produtor teve dificuldade de colheita em função do volume de chuvas).

Clique aqui para acessar o Boletim do 6º Levantamento da Safra 2021/22 da Conab.

Da Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: