Preço do arroz sobe 21% no início de 2022, diz Cepea

Foto: Irga/Gov. RS/Divulgação

Historicamente, os preços do arroz em casca apresentam movimento de baixa no primeiro trimestre do ano, devido ao período de colheita. No entanto, no início de 2022, o comportamento dos valores foi diferente: a média do Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros e pagamento à vista) saltou de R$ 62,47/sc de 50 kg em dezembro/21 para R$ 75,71/sc em março/22, em termos nominais, aumento de 21,2% no período.

Desde o início da série de preços do arroz do Cepea, em 2005, este movimento de alta no primeiro trimestre só havia sido observado em 2012 e 2020 – a elevação neste ano é a maior da série para o período considerado. O forte avanço é resultado da demanda acima da oferta e de reajustes positivos nos valores, devido à necessidade de reposição de estoques em determinados períodos. Do lado vendedor, produtores mantiveram a postura cautelosa e seguiram limitando os lotes para venda.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: