Bahia Farm Show terá exposição de máquinas agrícolas e veículos antigos

Foto: Bahia Farm Show/Aiba/Divulgação

Admiradores e colecionadores de relíquias têm um motivo especial para visitar a Bahia Farm Show 2022, de 31 de maio a 4 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). A edição deste ano da maior feira agropecuária do Norte e Nordeste do país, promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), contará com um espaço para homenagear os pioneiros da agricultura do oeste baiano. No local, haverá uma exposição de máquinas agrícolas utilizadas nas primeiras lavouras da região e veículos antigos.  

O espaço destinado à homenagem aos pioneiros, uma das novidades agroevento em 2022, ganhou o nome de Praça do Museu. A área, com 1.920 m², faz parte da ampliação da Bahia Farm Show, que nesta edição contará com 13 novas ilhas para exposição.  A área total da feira passou para 187 mil m².

Segundo o presidente da Bahia Farm Show e da Aiba, Odacil Ranzi, a ideia de criar o espaço para mostrar um pouco da trajetória da agricultura do oeste baiano surgiu a partir de visitas a feiras no Brasil e no exterior.

“Está na hora de levarmos nossos maquinários [à feira]. São bens adquiridos a muito custo, que foram utilizados por nossos pais, avós e até mesmo por nós para iniciar o que hoje é uma fronteira agrícola consolidada”, diz Ranzi, que está reformando “um Ford 6600 para deixar bonito e mostrar às novas gerações” na Bahia Farm Show 2022.

Inscrições

As inscrições para os interessados estão abertas e podem ser feitas na Aiba. Os cadastros abrangem ainda veículos antigos, como forma de incentivar os colecionadores.

Quem já se inscreveu afirma que será uma oportunidade para relembrar momentos importantes da vida pessoal e familiar, como é o caso do agricultor Rony Reimann, que está dando os últimos retoques no trator CBT 2105, adquirido pelo seu pai em 1986, quando iniciou a abertura da fazenda na região.

“Ainda tenho a cédula do financiamento efetuado junto ao banco para adquirir o trator e a nota fiscal de compra”, conta Ronny, que não esconde o valor sentimental que o equipamento tem para a sua família:

“Meu pai faleceu em 2017 e este trator é uma lembrança do nosso início. Então, nada melhor do que contribuir com a história da agricultura da região oeste, mostrando às pessoas como foi que tudo começou.”

Os agricultores e colecionadores de carros antigos que, assim como Rony e Ranzi, tenham itens para expor podem entrar em contato com Eduarda, no telefone (77) 3613-8000 até o próximo dia 25 e garantir a participação na Praça do Museu.

*Com informações da Bahia Farm Show e Aiba

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: