Preço de referência do leite ao produtor gaúcho em abril é de R$ 2,40

Eugênio Zanetti (camisa branca), vice-presidente da Fetag-RS, é o novo coordenador do Conseleite-RS – Foto: Fetag-RS/Divulgação

O preço de referência do litro de leite ao produtor gaúcho no mês de abril é de R$ 2,40. O valor foi anunciado nesta terça-feira, durante reunião do Conseleite/RS. Segundo o conselho, o preço representa uma variação de 10,84% em relação ao mês de março e leva em consideração o forte impacto sentido pela cadeia leiteira devido a elevação dos custos de produção.

Durante a reunião, houve a escolha da nova coordenação do Conseleite. A partir de maio, Eugênio Zanetti, vice-presidente da Fetag-RS, assumirá como coordenador pelos próximos dois anos, mantendo o rodízio entre indústria e produtores. Ele também será responsável pela Câmara Setorial do Leite e Derivados, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

De acordo com Eugênio Zanetti, a gestão à frente do Conseleite e da Câmara Setorial do estado terá como objetivo construir soluções para os problemas que vêm afetando toda a cadeia produtiva no último período:

“O aumento dos custos de produção, tanto o industrial, quanto o dos produtores, está sendo inevitável, após o período da pandemia, assim como está sendo observado em praticamente todos os setores”, assinala Zanetti.

Por isso, acrescenta o dirigente da Fetag-RS, é necessário ressaltar, cada vez mais, que o leite gaúcho e seus derivados têm muita qualidade, objetivando alcançar novos mercados. “Para tanto, é fundamental que o fórum do Conseleite seja fortalecido, bem como as ações do estado, alinhadas com as demandas dos elos da cadeia produtiva.”

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: