Preços da cebola sobem 45% em Ituporanga (SC), diz Cepea

Foto: Paula Rodrigues/Embrapa/Divulgação

A procura por cebolas cresceu em Ituporanga (SC) na última semana, principalmente antes do feriado do dia 21 (Dia de Tiradentes). E, como os estoques estão diminuindo, os preços dos bulbos subiram. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o clima adverso em outras regiões produtoras, como chuvas no Nordeste do país, também elevou as vendas da cebola catarinense. Além disso, há expectativa de que outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, comprem mais cebolas nos próximos dias para repor estoques.

Assim, o preço na roça de Ituporanga subiu 45% na última semana (18 – 22) em relação à anterior (11 – 15), fechando o período com média de R$ 2,83/kg. Enquanto alguns produtores relataram certa dificuldade em vender os bulbos por esse preço, outros afirmaram que os compradores concordaram em pagar o valor pedido, visto que tanto o volume nacional quanto o da cebola argentina disponível no mercado brasileiro estão baixos.

Do Cepea/Hortifruti

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: