Grande parte do Brasil deve ter temperaturas negativas e geada na próxima semana

Foto: Mapa/Divulgação

Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15), provocando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul, avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

A Tabela 1 apresenta valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 17 e 19 de maio (terça-feira e quinta-feira) para algumas cidades brasileiras. Ressalta-se a importância de verificação das atualizações diárias desses valores em nosso portal.

Tabela 1: Valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 17/05/2022 e 19/05/2022.

A Figura 1 apresenta a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19/5 (quarta-feira e quinta-feira).

Tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira onde as temperaturas deverão ser negativas.

Figura 1: Previsão temperatura mínima às 9 horas (horário de Brasília) dos dias 18 e 19/05/2022

Geada

A tendência é de condições favoráveis à formação de geada na Região Sul no período de 17/05 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17/05 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18/05 e 22/05. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos da Região Sul e, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.

A Figura 2 apresenta a tendência de risco de formação de geada para a manhã do dia 19/05. Áreas em vermelho indicam previsão de risco de geada forte, amarelo indica risco de geada moderada e, em azul, áreas com previsão de geada fraca.

Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, A geada pode ser ocasionada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento. Além disso, seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.

Além dos alertas emitidos pelo Inmet, o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro) tem uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de cinco dias. O Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou clicando em sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro

Figura 2: Tendência de risco de geada para às 9 horas (horário de Brasília) do dia 20/05/2022.

Neve

Há a possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 e a madrugada do dia 18/05.

Recordes de temperatura em maio

A Tabela 2 apresenta os menores valores de temperatura mínima observados pelo Inmet nas capitais brasileiras considerando os dados de maio de 1961 a 2020.

Tabela 2: Recordes de temperatura mínima para o mês de maio.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente no portal do Inmet, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: