Queda de foguete do Exército em fazenda em Goiás assusta trabalhadores rurais

Da redação, com Diário do Centro do Mundo e O Tempo
Um foguete do Exército Brasileiro desviou da rota programada durante um teste e caiu em uma área de plantação com trabalhadores rurais na cidade goiana de Formosa, no entorno do Distrito Federal, distante cerca de 70km de Brasília, na última quarta-feira (11).
“Pensei que fosse um avião que estava passando e daqui a pouco ouvi um impacto. Pensei que tinha caído o avião. Meu funcionário pediu socorro no rádio e eu saí correndo. Levantou poeira demais”, disse o produtor rural João Gouveia à TV Anhanguera, afiliada da Globo.
“Olhei para cima e vi o foguete vindo. Achei que ia cair na área do Exército, mas caiu próximo da gente, uma distância mais ou menos de uns 100 metros. Foi um tremor bem forte”, afirmou o lavrador Enilson dos Santos à emissora.
Apesar do susto, nenhum funcionário que trabalhava no momento da queda do foguete ficou ferido.
A informação foi revelada pelo deputado José Nelto durante sessão na Câmara dos Deputados. “Ele foi lançado e mudou o trajeto dele, caindo perto da cidade, numa plantação de soja e isso é muito grave”, disse o parlamentar.
Em nota, o Exército informou que o foguete foi lançado em um exercício militar do curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para Oficiais e Sargentos.
O armamento foi arremessado a pouco mais de 10 km do ponto da queda, mas deveria ficar dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF).
A corporação pontuou que o disparo é programado para ocorrer dentro dos limites do campo de instrução de Formosa e que uma investigação foi aberta para apurar o motivo do desvio do armamento.
Soldados do Exército foram ao local da queda e cobriram o buraco causado pelo foguete com uma lona. Uma equipe de médicos e instrutores também foi até a plantação.
Destroços do armamento foram recolhidos e, na manhã dessa quinta-feira (12), equipes continuavam a fazer vistorias na área.