Custos de produção em abril pressionam produtor de leite

Foto: Imea/Divulgação

O cenário ainda é de aperto para os pecuaristas leiteiros, mantendo uma situação de dificuldade enfrentada pelo setor há seis anos. Em abril, a menor oferta e o aumento dos custos de produção elevaram o preço do leite ao produtor, mas isso não foi suficiente para cobrir os gastos com a atividade, constata o CILeite, da Embrapa Gado de Corte, em seu mais recente boletim, divulgado nesta semana.

“O preço do leite ao produtor registrou novo aumento no pagamento de abril, em função de menor oferta de leite e incremento dos custos de produção. O preço médio nacional pago ao produtor foi de R$ 2,43 por litro”, informa a publicação.

Leia, abaixo, a íntegra do boletim do CILeite:

“O preço do leite ao produtor registrou novo aumento no pagamento de abril, em função de menor oferta de leite e incremento dos custos de produção. O preço médio nacional pago ao produtor foi de R$ 2,43 por litro.

Houve significativa melhora na relação de troca leite/mistura. Foram necessários 46,5 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura, contra 57,9 litros observados em abril/21.

No varejo, o preço da cesta de lácteos apresentou aumento mensal de 5,5%. Todos os itens pesquisados apresentaram elevação de preço, com destaque para o aumento no preço do leite UHT.  Em 12 meses, leite e derivados tiveram os preços majorados em 18,1%, ficando acima da inflação oficial brasileira, o IPCA, que acumulou 12,1% em 12 meses.”

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: