Leilões de gado na Bahia Farm Show reforçam integração do agro

Os leilões de gado de corte e de leite realizados na Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, foram um sucesso, segundo a organização da feira. Só o leilão de bovino de corte, promovido pela Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste), comercializou mais de 1,1 mil animais de alta qualidade e padrão genéticos (bezerros, garrotes e novilhas da raça Nelore e cruzados entre Nelore/Red Angus e Droughmaster). Os três primeiros lotes foram arrematados por R$ 51 mil. O valor será doado para o Hospital do Amor, em Barretos.
Os leilões foram realizados na quinta (2) e na sexta-feira (3), reunindo grande público. A oferta de gado de corte e de leite também foi transmitida pela televisão e pela internet.
Criador de Nelore em Tocantins, Cícero Freitas disse que o leilão era uma oportunidade para comprar, principalmente para quem tem interesse em repor o rebanho.
O presidente da Acrioste, Wagner Pamplona, considerou o leilão como positivo. “Os animais têm genética e qualidade diferenciada. A grande maioria é do oeste da Bahia.”
Segundo Pamplona, os leilões também mostraram a evolução da qualidade do rebanho bovino, resultado dos investimentos realizado no oeste baiano, uma referência regional e brasileira na pecuária
Leite
Esta foi a primeira vez que a Bahia Farm Show realizou um leilão de gado leiteiro. O diretor do projeto de leite do oeste da Bahia, Ubirajara Zapponi, ficou satisfeito com a repercussão e com a quantidade de pessoas interessadas.
“Fazer o leilão na Bahia Farm ajudou a impulsionar o conhecimento e o interesse sobre o nosso plantel. O fato de ser transmitido online também contribuiu para que pecuaristas em todo o Brasil pudessem fazer os seus lances”, destacou Zapponi.
O leilão de gado de leite contou com 60 matrizes leiteiras, prenhas ou paridas, de linhagem selecionada e com genética de potencial de produção de 4,5 a 6 mil litros de leite, em única lactação.
Da Bahia Farm Show