Aprosoja-MT recebe Selo Carbono Neutro do governo do Estado por ações de sustentabilidade

Foto: Aprosoja/Divulgação

As ações da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) na área de sustentabilidade foram reconhecidas pelo governo do estado. Neste domingo, a Aprosoja-MT recebeu da gestão estadual o Selo Carbono Neutro MT, durante abertura da Semana do Meio Ambiente.

Segundo o diretor da Aprosoja-MT, Zilto Donadello, o certificado é importante para o reconhecimento nacional e internacional do trabalho realizado pelo produtor rural mato-grossense.

Em nota, a Aprosoja-MT pontuou que o agricultor não é vilão. “Ao contrário, vem fazendo seu dever de casa e é um dos que mais trabalha em prol da conservação ambiental no Brasil, com dados relevantes no mercado de ativos ambientais.”

Zilto Donadello acrescentou que, desde a sua fundação, em 2006, a associação estuda e desenvolve pesquisas sobre sustentabilidade ambiental. “Entre os resultados obtidos, temos o que mostra que o nosso produtor fixa uma média de 1,6 tonelada de carbono por hectare na produção, já descontadas todas as emissões. Portanto, é com orgulho que recebemos esse certificado.”

Projetos e programas

O dirigente da Aprosoja-MT lembrou que o Código Florestal Brasileiro completou 10 anos em maio último, sendo um marco importante para MT e o país, que é um dos grandes produtores mundiais de alimentos e preserva 65% do seu território. “Temos o Código Florestal mais severo do planeta, o que não nos impede de produzir seguindo os parâmetros legais exigidos”.

A gerente de Sustentabilidade Socioambiental da Aprosoja-MT, Marlene Lima, informou que entidade desenvolve ações há mais de 16 anos, buscando conciliar as agendas de produção e conservação ambiental. Entre os projetos e programas da associação, estão o Soja Legal, o Agro Cientista e o Guardião das Águas.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, disse que a entrega do selo simboliza a implementação de um dos programas mais estruturantes do governo de MT, que objetiva enfrentar as mudanças climáticas em sintonia com a produção rural e a sustentabilidade.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: