Seca no DF: suspensa captação de água para irrigação em córrego em Brazlândia

a irrigaçao
Tony Winston/Ag. Brasília

A captação de água para irrigação no córrego Barrocão, em Brazlândia, está suspensa por orientação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

Equipes de fiscalização atuaram na região, nesse domingo (22), a fim de restabelecer o abastecimento de água à comunidade.

Com a intervenção da agência, que entrou em contato com os agricultores locais, foram cessadas as captações.

A expectativa, segundo nota divulgada pela Adasa, é que assim a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) possa retomar o fornecimento de água em breve.

Também nesse domingo, a Caesb anunciou um rodízio emergencial em Brazlândia, devido à impossibilidade de captar água no córrego.

A medida foi necessária em função de indisponibilidade hídrica, segundo a companhia.

Nesta segunda-feira (23), a Adasa segue com a fiscalização por meio de visitas a propriedades.

Ainda na sexta-feira (20), já havia sido determinada a suspensão da captação superficial em dias pares nos córregos Chapadinha, Olaria, Capão Comprido, Rodeador e Ribeirão das Pedras, afluentes do Descoberto.

Diante do agravamento da crise hídrica enfrentada no Distrito Federal, a agência reforça a importância do apoio da população para reduzir o consumo de água e dos agricultores para priorizar o abastecimento da população.

Agência Brasília

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: