TO: Potencial multimodal pode reduzir em até 40% custo de transporte da produção agrícola

O potencial do Tocantins para utilizar os modais de rodovia, hidrovia e ferrovia que oferecem vantagem competitiva aos produtores rurais do Matopiba – região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – foi destacado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em seminário promovido pelo Banco Mundial, em Palmas.
“A multimodalidade da BR-153, integrada com a ferrovia Norte-Sul e com a hidrovia do Rio Tocantins, do trecho que vai de Marabá até o Porto de Belém e complexo de Itaqui, no Maranhão, facilitará o escoamento da produção do Tocantins e possibilitará a redução de até 40% nos custos de transporte”, disse Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica em logística e infraestrutura da CNA, no Seminário Agrologística no TO.
Durante o evento, realizado na semana passada, o Banco Mundial apresentou estudo preliminar sobre a agroindústria de grãos, bovinocultura de corte, silvicultura, cana-de-açúcar e pescado de água doce e avicultura de corte produzidos do Tocantins. A ideia é que esses produtos ganhem valor industrial, em vez de serem apenas exportados in natura.
Também foi apresentada a necessidade de parcerias público-privada de forma que a iniciativa tenha segurança em investir em infraestrutura no estado.
Da redação, com informações da CNA