Importadores estão satisfeito com o algodão brasileiro, avalia presidente da Agopa

aaa 4 algodao clauber caetano pr
Presidência da República

De volta ao Brasil, após participar do Annual Trade Event, promovido pela International Cotton Association (ICA), em Cingapura, o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Alberto Moresco, traz um panorama da posição brasileira no mercado mundial de algodão.

Segundo ele, o objetivo da participação brasileira no evento foi o de ampliar a rede de contatos com traders e corretores internacionais. Neste aspecto, assinala, o Brasil é altamente eficiente, promovendo encontros pontuais e discussões com foco na conquista e ampliação de mercados.

“Os agentes internacionais de mercado nos dão um feedback sobre a qualidade e satisfação dos compradores a respeito do produto brasileiro, o que e muito importante”, pontua.

a conferencia_ica_em_cingapura_8_20171017_1390281516

Logística e estrutura

A opinião do mercado mundial é positiva quanto ao algodão produzido no Brasil. O problema, diz Moresco, está na logística e estrutura para escoamento da produção.

“Os portos estão lotados e há atraso nos embarques. A queda nas importações brasileiras trouxe como efeito colateral uma escassez de contêineres nos navios e o aumento das exportações fez acumular cargas de soja e milho”, ressalta o presidente da Agopa.

Ainda de acordo com Moresco, a perspectiva é favorável para 2019. A China tem um déficit de 15 milhões de fardos de algodão em seu estoque. Em 2018, o preço da pluma no mercado internacional deve cair, mas haverá recuperação quando a China começar a comprar, o que deve ocorrer a partir do segundo semestre de 2018.

O evento da ICA é considerado o mais importante do setor algodoeiro e reuniu mais de 600 participantes. A ICA é a maior associação de comércio internacional de algodão e funciona como árbitro nas decisões que envolvem divergências comerciais.

A Associação foi criada em 1841, em Liverpool, na Inglaterra, quando um grupo de agentes comerciais de algodão criou  estatuto e regras para ajudar na regulação de compra e venda de algodão cru.

Casa do Algodão

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: