Brasil

Governo de SP seleciona parceiros para criar ambiente de inovação voltado ao agro

Foto: Joana Silva/Embrapa

Do Broadcast

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou nesta quinta-feira (14), edital de chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) interessada em celebrar termo de colaboração para a criação do Ecossistema de Inovação de seus seis Institutos e 18 Polos Regionais de pesquisa.

Ao todo, R$ 13,5 milhões serão investidos, nos próximos três anos, na iniciativa. O objetivo é que os ambientes auxiliem a pesquisa desenvolvida por essas instituições a se transformar em novos negócios para o setor agro, informa a Apta, em comunicado.

O edital, considerado inovador, prevê que as OSC interessadas tenham objetivos estatutários destinados à pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos em áreas afins ao agronegócio.

“A Apta e seus institutos desenvolvem soluções para o setor dos agronegócios. Porém, uma grande dificuldade que temos é levar esse conhecimento e essas tecnologias para o setor produtivo. Não basta apenas gerarmos tecnologias, precisamos transformá-las em negócios. Esse ecossistema de inovação será muito importante para atingirmos esse objetivo”, afirmou na nota Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora geral do Instituto Biológico (IB-Apta) e gestora do Laboratório de Inovação no Agronegócio da Apta.

“A OSC selecionada deverá realizar o planejamento estratégico desse ambiente, implantar e gerir os espaços físicos, realizar eventos de mobilização do Ecossistema, atuar na capacitação dos nossos servidores, além de prospectar demandas junto ao setor agro, realizar networking, difundir inovação junto ao setor produtivo e auxiliar na captação de recursos financeiros. A organização deverá ainda apoiar iniciativas de inovação para startups e negócios e prospectar investidores e parceiros para aceleração dos negócios das startups”, acrescentou.

As OSC interessadas poderão enviar propostas até 15 de agosto, além de participar de reunião online para esclarecimentos na segunda-feira (18), às 14h. As inscrições para participar da reunião devem ser feitas até 15 de julho pelo e-mail labinova.apta@sp.gov.br ou pelo telefone (19) 2137-8900. As dúvidas sobre o edital poderão ser tiradas pelo e-mail indicado até 10 de agosto. Todos os questionamentos e suas respectivas respostas serão publicados no site da Secretaria de Agricultura, para dar transparência para o processo.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading