Agropecuária

Sustentabilidade e segurança jurídica, prioridades dos sojicultores para os próximos 4 anos

Foto: Aprosoja/Divulgação

Os sojicultores brasileiros têm entre as suas prioridades para os próximos quatro anos a aprovação dos projetos de lei sobre os defensivos agrícolas (PL 1.459/2022) e o licenciamento ambiental (PL 2.159/2021), em tramitação no Congresso Nacional. A inclusão das duas propostas na agenda de temas de interesse do setor foi aprovada durante assembleia no encerramento do 1º Congresso Brasileiro dos Produtores de Soja, realizado em Brasília na última sexta-feira (5).

Promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), o congresso contou com a participação de cerca de 200 agricultores, associados às 16 Aprosojas estaduais.

Além de aprovar a pauta nacional da entidade para os próximos quatro anos, o evento também reforçou o papel da sustentabilidade como diferencial competitivo da soja brasileira.

A parte da manhã do congresso foi dedicada à apresentação de dados científicos para produtores e representantes do corpo diplomático de países consumidores da soja brasileira, como África do Sul, Alemanha, Egito, Holanda, Malta, Portugal, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Mudanças climáticas

No painel de sustentabilidade, o pesquisador do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior da Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), professor Carlos Eduardo Cerri, apresentou um estudo sobre o papel da soja como aliada na redução das mudanças climáticas por meio do sequestro de carbono.

Na sequência, o engenheiro agrônomo e pesquisador Gustavo Spadotti, da Embrapa, falou sobre uso e ocupação do solo no Brasil e reforçou a importância dos serviços ambientais realizados pelos produtores rurais e seus benefícios como um diferencial da soja brasileira.

Já no segundo painel, o consultor Jeferson Souza, da Agrinvest, mostrou o panorama sobre a elevação do preço dos fertilizantes no mundo.

Em seguida, o diretor da consultoria Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, apresentou o cenário sobre o comportamento dos preços da soja e do milho.

À tarde, a Aprosoja Brasil realizou a assembleia para aprovar a pauta do setor para os próximos quatro anos.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading