Lula impulsiona desenvolvimento agropecuário e agroindustrial do Matopiba

Tito Mato//Da redação AGROemDIA
Para promover e coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o presidente Lula instituiu nesta sexta-feira (3) o comitê gestor responsável por elaborar o Plano para o Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (PDA-Matopiba).
Segundo o coordenador das Superintendências Regionais do Ministério da Agricultura, Oziel Oliveira, a iniciativa do presidente Lula e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, visa a incentivar atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais que resultem na geração de emprego e na melhoria da qualidade de vida da população daquela região.
Diretrizes do plano
*Desenvolvimento agropecuário com base na sustentabilidade agroambiental e gestão territorial
*Aumento da eficiência da infraestrutura logística
*Ampliação e fortalecimento da agricultura, pecuária e agroindústria familiar, por meio da implementação de instrumentos de fomento e financiamento que promovam a melhoria da renda, do emprego e da qualificação profissional de produtores rurais e empreendedores agroindustriais.

A região
O Matopiba abrange microrregiões localizadas nas áreas de fronteira dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. As primeiras sílabas de cada estado formam a sigla conhecida como Matopiba.
Com 337 municípios, o Matopiba tem como principais produtores de grãos Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Riachao das Neves e Santa Rita de Cássia, com viés de crescimento, na Bahia; Balsas e Tasso Fragoso, Maranhão; Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí, no Piauí; e Campos Lindos, no Tocantins.
O estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33 mostra que a região do Matopiba – MA (33%), TO (38%), PI (11%) e BA (18%) – tem uma dinâmica diferenciada de crescimento agrícola. A região deve atingir uma produção de grãos de 48 milhões de toneladas nos próximos 10 anos, alta de 37%, em uma área plantada de 11 milhões de hectares, no ciclo 2032/33.
Para Oziel Oliveira, este exponencial crescimento vai ocorrer baseado na produtividade das culturas, pois os produtores da região vêm praticando suas atividades com base na sustentabilidade agroambiental e qualificação profissional.
Ex-deputado federal e ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira pontua que nos últimos 10 anos a produção de grãos no Matobiba, com destaque para as lavouras de soja, milho e algodão, aumentou 92%, passando de 18 milhões de toneladas (safra 2013/14) para as atuais 35 milhões de toneladas.
Comitê gestor
O decreto que institui o Plano de Desenvolvimento de Matopiba foi publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira, com o número 11.767. O comitê gestor vai elaborar e aprovar o PDA-Matopiba no prazo de 180 dias, contados da data da designação de seus integrantes.
O comitê será composto por um representante de cada um dos seguintes ministérios: Agricultura e Pecuária, que o presidirá, Casa Civil, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Integração.
Também haverá um representante do Poder Executivo de cada um dos estados e dos municípios da região, dois representantes do setor empresarial e de entidades sindicais patronais, um representante de entidades sindicais dos trabalhadores e um representante de instituições de ensino e pesquisa atuantes na área de abrangência do PDA-Matopiba.
Ao comitê gestor compete aprovar o PDA-Matopiba, monitorar a implementação, a execução e a efetividade do plano, promover a articulação entre os órgãos e as entidades públicas e as organizações da sociedade civil, elaborar relatório anual sobre a execução e a efetividade do plano, instituir grupos técnicos e promover debates sobre políticas setoriais.

