Brasil

“Enem dos Concursos”: Inscrições começam nesta sexta; Mapa tem 520 vagas

Começam nesta sexta-feira (19) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos”. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. Somente o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) oferecerá 520 vagas (leia abaixo mais informações sobre vagas no Mapa).

No ato da inscrição, feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), único mecanismo de pagamento que valerá para o concurso. O prazo segue até 9 de fevereiro.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 cidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. A taxa de inscrição será R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior.

Estão isentos candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

Arte Enem dos concursos isenção de taxa. Arte: Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos”.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

Um dos destaques do certame é a possibilidade de utilizar as listas de classificação também para a ocupação de vagas em cargos temporários, sendo que, se o candidato aceitar um cargo temporário, continuará na lista de espera dos outros cargos. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

“Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou o ministério.

Arte Enem dos Concursos. Reserva de Vagas e Cronograma. Foto: Arte/EBC

Vagas para o Ministério da Agricultura

As 529 vagas para o Mapa estão assim distribuídas: 2 para Analista em Ciência e Tecnologia; 20 para Analista de Ciência e Tecnologia; 200 para Auditor Fiscal Federal Agropecuário; 18 vagas para Analista em Ciência e Tecnologia; 240 vagas para nível médio e técnico para agentes de atividades agropecuárias, inspeção sanitárias e técnicos de laboratório; e 40 para Tecnologista no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Da redação, com Agência Brasil e Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading