Agropecuária

Safra da cana deve alcançar 650 milhões de toneladas

Foto: Embrapa

A moagem da cana-de-açúcar no Centro-Sul do país deve chegar a 650 milhões de toneladas no ciclo 2023/2024, segundo a Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana).

 A estimativa tem por base o melhor rendimento das lavouras, assim como as condições climáticas e os investimentos do setor, conforme a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Segundo o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, a safra atual está em sua fase final e já pode ser considerada recorde, diante do volume moído até o momento.

Normalmente, a safra é encerrada em novembro, mas nesta temporada precisou ser prolongada em razão da quantidade de cana a ser colhida e processada.

“Lembramos que o aumento de 18% perante o ano passado não deve acontecer em 2024/2025, porque o balanço de massa verde que estamos monitorando agora, para a próxima safra que será colhida, não deve expressar o mesmo volume. A estimativa é que alcance em torno de 620 milhões”, antecipou Nogueira.

Mais previsões

Em relação a cana bisada, o CEO da Orplana acredita que a estimativa de 20 a 25 milhões de toneladas prevista anteriormente não vai se concretizar.

“O volume ficou bem menor até pelo ritmo acelerado da moagem. Entretanto, com andamento das chuvas no começo deste ano, a quantidade de cana a ser moída para 2024/2025 deve reduzir ainda mais”, adiantou. “A massa verde não está como esperada e isso pode, inclusive, impactar os canaviais para essa próxima safra.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading