Agropecuária

Quebra da safra: CNA pede socorro aos produtores rurais

Foto: Fotos Públicas

Prorrogação de prazos de reembolso da contratação de crédito de custeio e investimento com as mesmas condições e encargos financeiros acordados inicialmente; atualização dos preços mínimos do milho e do trigo; regulamentação do fundo de catástrofe (Lei Complementar nº 137/2010); e modernização do seguro agrícola para grãos. Estas são as principais medidas que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) deverá propor ao governo federal para apoiar os produtores de soja e milho impactados negativamente por adversidades climáticas na safra 2023/24.

As medidas foram definidas durante reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA com as federações estaduais, realizada na última segunda-feira (22). As propostas serão apresentadas ao governo federal na próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Soja, agendada para 30 de janeiro.

Durante a reunião, os representantes dos agricultores de diferentes regiões do país relataram a situação provocada pelos problemas climáticos e apontaram medidas urgentes que precisam ser implementadas. O presidente da Comissão, Ricardo Arioli, destacou que o momento é muito desafiador para os produtores de soja e milho no Brasil:

Áreas críticas com instabilidade climática

“Temos várias áreas críticas com instabilidade climática, com quebras de safras regionalizadas, afetando e prejudicando os produtores rurais. Precisamos com urgência dessas medidas.”

Ainda segundo Arioli, “as medidas que a CNA deve propor ao governo, em conjunto com as federações estaduais e principais setores da cadeia, visam socorrer os produtores rurais e estimular o plantio da segunda safra”.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading