Agropecuária

Compra de leite pela indústria teve alta de 3,4% no primeiro trimestre do ano

A aquisição de leite cru, no 1° trimestre de 2025, foi de 6,49 bilhões de litros, equivalente a um acréscimo de 3,4% em relação ao 1° trimestre de 2024, e uma redução de 4,3% em comparação com o trimestre imediatamente anterior. É o que mostram as Estatísticas da Produção Pecuária para o 1º trimestre de 2025, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Região Sul apresentou a maior proporção na captação de leite cru, 39,6% do total, seguida pelas regiões Sudeste (36,3%), Centro-Oeste (10,9%), Nordeste (9,3%) e Norte (3,9%).

“O Sul do país apresentou o maior volume adquirido no primeiro trimestre para a grande região. Paraná foi o estado que teve o maior crescimento (+10,1%) em relação ao mesmo período do ano anterior. O Nordeste também vem se destacando pelo aumento de produtividade e atingiu um recorde na produção no primeiro trimestre. Também observamos uma demanda boa para os derivados lácteos, tivemos uma redução nos custos de produção no segundo semestre do ano passado e isso interfere na atividade pois aumenta o investimento”, pontuou Angela Lordão, gerente da pesquisa.

O preço médio do leite pago ao produtor que foi de R$ 2,76, e registrou aumento de 22,1% em relação ao mesmo período do ano anterior e estabilidade em relação ao 4º trimestre de 2024.

No comparativo do 1º trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024, o acréscimo de 210,55 milhões de litros de leite captados em nível nacional é proveniente de aumentos registrados em 19 das 26 UFs participantes da Pesquisa Trimestral do Leite.

*Da redação, com informações da Agência IBGE Notícias

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading