Agro do Paraná apoia realização do Censo Agropecuário 2017

cooperativas parana 1
Foto: Divulgação/Sistema Ocepar

Um termo de apoio à realização do Censo Agropecuário 2017 foi assinado no Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, que ocorre paralelamente ao 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, em Curitiba. Os dois eventos começaram nessa quinta (24) e terminam nesta sexta-feira (25).

O documento é assinado pelo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, pelo vice-presidente e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fernando José de Araújo Abrantes, e pelos presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller.

O coordenador de projetos especiais da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ronei Volpi, assinou o documento em nome do presidente da entidade, Ágide Meneguete.

Comprometimento

No termo, as entidades paranaenses reconhecem a importânciado levantamento de informações do setor agropecuário e se comprometem a comunicar seus públicos sobre o início dos trabalhos, incentivar a participação dos agricultores e divulgar o resultado da pesquisa.

“Quero reforçar esse pedido, ou seja, de que as cooperativas, associações, federações e demais entidades do setor, apoiem o censo agropecuário. Não foi fácil viabilizar esse trabalho, principalmente, porque estamos passando por um período difícil no país e que reduziu as verbas orçamentárias. No entanto, trata-se de um levantamento importante e que vai mostrar como está o campo em termos de sucessão e adoção de tecnologias”, disse o vice-presidente do IBGE.

No Paraná, o Censo Agropecuário 2017 começará dia 1º de outubro. O levantamento envolve 24.984 recenseadores no país, dos quais 1.350 no Paraná. Durante cinco meses, serão visitadas cerca de cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros. Só no Paraná serão 372 mil propriedades rurais.

O Censo terá investimento de R$ 500 milhões neste ano e R$ 270 milhões em 2018. O resultado deverá ser divulgado em meados do próximo ano.

Com informações do Sistema Ocepar

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: