Brasília será a capital da agroecologia de 12 a 15 de setembro

congresso agroecnologia

De 12 a 15 de setembro, Brasília será também a capital nacional da agricultura ecológica. Nesses quatro dias, a cidade sediará o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno do ano de 2017. A expectativa dos organizadores é que cerca de 5 mil pessoas, de todas as regiões do Brasil e diversos países, com grande representação da América Latina, participem do evento, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O evento ocorrerá durante as comemorações da Semana do Cerrado, bioma que está no centro das discussões sobre as questões fundiária, mineral, ambiental, cultural, desenvolvimentista, agrária etc. A maior parte desses temas está sendo debatida pelos governos, parlamentos e sociedades latino-americanas, como ocorre atualmente no Brasil.

O Congresso Latino-americano de Agroecologia é organizado a cada dois anos pela Sociedade Científica Latina Americana de Agroecologia (Socla). Os congressos servem para avaliar a situação da agroecologia na América Latina e na Ibero-América.

A Socla reúne acadêmicos, técnicos, estudantes e agricultores organizados, proporcionando o diálogo e gerando acordos que se difundem por meio da Carta Agroecológica ao final de cada evento.

Troca de experiências

Já o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é o maior evento de agroecologia em número de participantes e trabalhos técnico-científicos. É promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Reúne todos os setores da sociedade brasileira que atuam e desenvolvem a agroecologia, como pesquisadores acadêmicos e populares; extensionistas; gestores de políticas públicas; agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e suas organizações; movimentos sociais, ONGs, redes e fóruns de agroecologia, entre outros.

A ABA promove ainda uma ampla discussão, com troca de experiências, apresentação de trabalhos científicos e encaminhamentos que contribuem para os direcionamentos estratégicos destes setores.

Além disso, os membros da ABA em cada região organizam nos anos prévios ao CBA, os eventos regionais. No DF, foram realizados em quatro edições, com um número crescente de participantes e relevância no cenário agrícola da região.

Política distrital

O Congresso de Agroecologia no Distrito Federal contribuirá para o avanço na construção da política Distrital de agricultura orgânica e agroecologia. Fortalecerá a articulação institucional do DF e Entorno, que realiza os seminários regionais de agroecologia desde 2008, na construção de espaços de diálogo a partir da participação de diversas instituições e entidades governamentais e não governamentais.

Para os organizadores, realizar o congresso no centro do poder político brasileiro será importante para discutir o papel da agroecologia como elemento transformador para uma proposta de desenvolvimento rural centrado em outra relação da natureza com as pessoas e os espaços, buscando contribuir para a construção de sociedades mais sustentáveis.

Saiba mais sobre o evento aqui.

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: