Agro cria mais de 64 mil novos empregos em Goiás em 2017

jose_mario_-_foto_-_fredox_carvalho
José Mário Schreiner, presidente da Faeg – Foto: Fredox Carvalho/Divulgação/Faeg

A agropecuária goiana criou mais de 64 mil novos empregos em 2017, aumento de 18% em comparação a 2016, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner.

De acordo com ele, a produção de grãos do estado cresceu 24,6% (21,8 milhões de toneladas) em 2017, com incremento de apenas 0,5% na área plantada (5,24 milhões de hectares).

Goiás, destaca Schreiner, produziu 10,8 milhões de toneladas de soja, resultado 5,6% superior ao de 2016.

A safra de milho verão, acrescenta ele, foi de 2,08 milhões de t, elevação de 8,2%. Já a colheita de milho safrinha alcançou 7,5 milhões de t, acréscimo de 67% em relação ao ciclo anterior.

O setor de carnes também cresceu em 2017. A cadeia de carne bovina teve recuperação de 5% na produção; a avicultura, de 3,5%; e a suinocultura, de 2%.

O desempenho deve ser diferente em 2018. Segundo projeções do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), a safra de grãos deve cair 2,2%, mesmo com aumento da área de 1,2%. Com isso, a produção deve recuar de 21,8 para 21,3 milhões de t.

Mesmo assim, Schreiner ressalta que 2018 será um ano de oportunidade e reação. Para ele, a retomada do crescimento, puxado pelo setor agropecuário, dependerá da reforma da previdência e do cenário político.

Na avaliação do presidente da Faeg, é necessário continuar investindo em assistência técnica, buscar a melhoria de infraestrutura, retomar os investimentos e a implantar uma política plurianual para o agro.

O presidente da Faeg apresentou o balanço do agro goiano de 2017 nessa terça-feira (19), em Goiânia.

Da redação, com informações da Faeg

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: