Exportações de carne bovina têm faturamento recorde em novembro, diz Cepea

exportacao-navio-APPA 19 6 19
Foto: APPA/Divulgação

As exportações brasileiras de carne bovina in natura alcançaram o recorde de R$ 3,14 bilhões, altas de 7,61% frente a outubro/19 e de 60% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Segundo o Cepea, o recorde do faturamento em moeda nacional é explicado pelo alto volume exportado associado ao dólar elevado (média de R$ 4,16 em novembro).

No mês passado, foram embarcadas 155,58 mil toneladas de carne bovina, recuo de 8,75% frente ao volume exportado em outubro (de 170,49 mil toneladas – número ajustado positivamente nesta semana), mas 19,15% acima do de novembro/18, ainda de acordo com a Secex.

Em novembro, as exportações brasileiras de carne bovina in natura seguiram registrando bom desempenho”, diz o Cepea em nota divulgada nesta quinta-feira 5. Isso, segundo pesquisadores do centro de estudos em economia aplicada da Esalq/USP, ajuda a explicar os patamares máximos atingidos pela arroba bovina no mercado doméstico.

No mercado internacional, o principal destino da carne bovina in natura brasileira é a China. O país asiático elevou bastante as suas compras por causa da peste suína africana (PSA), que reduziu significativamente seu rebanho de suínos.

Da redação, com informações do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: