Concedidas mais de mil permissões de uso de selo da agricultura familiar

a selo agricultura familiar 20
Foto: Rômulo Serpa/Sead

Mais de mil permissionários foram contemplados neste ano com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). A concessão de uso do selo foi autorizada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Com o resultado, a Sead informa que atingiu a meta de 2017 para identificação e o reconhecimento de produtos da agricultura familiar.

A Sead atribui o expressivo volume de concessão de Sipaf a ações desenvolvidas nos estados, como oficinas e reuniões, para mostrar a importância do fortalecimento da agricultura familiar. O trabalho foi realizado em parceria com Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário (DFDAs), Ematers e prefeituras, entre outros órgãos.

Como resultado das ações ao longo do ano, foram identificados 15.334 produtos e beneficiados mais de 22 mil agricultores. Segundo a Sead, o trabalho foi igualmente positivo para os selos associados ao Sipaf, os selos Quilombos do Brasil e Indígenas do Brasil, que tiveram maiores números de permissionários em 2017.

A meta da Sead para 2018 é 2,5 mil novas permissões, o que elevará para 5 mil o total de concessões do Sipaf. Segundo Simone Barreto, consultora responsável pela área, a Sead prevê para o próximo ano um número ainda maior de ações para ampliar as informações sobre a agricultura familiar e Sipaf.

O Sipaf é concedido pela Sead para pessoas físicas portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e para pessoas jurídicas, portadoras ou não da DAP. Os não portadores de DAP têm que comprovar que o produto tem na sua constituição mais de 50% da matéria-prima principal oriunda da agricultura familiar.

Para obter a permissão de uso do Sipaf, é preciso encaminhar a Sead carta de solicitação, proposta de obtenção do Sipaf, declaração de cumprimento das exigências legais, DAP (caso seja portador) e cópia do CNPJ, no caso de pessoa jurídica. O selo tem validade de cinco anos.

Da redação, com informações da Sead

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: