Aumenta procura de criadores por milho dos estoques públicos no DF

As operações do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), da Companha Nacional de Abastecimento (Conab), registram aumento expressivo no Distrito Federal e na região do Entorno. De janeiro a agosto deste ano, na comparação igual período do ano passado, o número de atendimentos a pequenos criadores e agroindústrias saltou de 660 para 1188. O ProVB disponibiliza produto dos estoques públicos a preço compatível com o praticado nos mercados atacadistas locais.
O estoque disponível na Unidade Armazenadora da Conab em Brasília é de 1.055.574 kgs de milho em grãos. O valor de venda com imposto é de R$ 18,56 a saca de 50 kg para criadores do DF e R$ 19,86 a saca de 50 kg para beneficiários de Goiás e Minas Gerais.
Para comprar o milho, é necessário registro prévio no Cadastro Técnico do Programa de Vendas em Balcão. Com o cadastro feito, o produtor deve comparecer a uma unidade da Conab levando cópia do RG e do CPF, além de comprovantes de identificação, de endereço e de qualificação de suas atividades e de escala de produção/consumo. No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe.
O pagamento do produto é feito à vista, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Depois disso, o produtor pode se destinar a uma unidade da Conab para retirar o produto.
Mais informações aqui.
Da redação, com informações da Conab