DF: Festa do Morango movimenta Brazlândia até domingo

Brazlândia veste vermelho nesta semana. Não por acaso. Até domingo, a cidade da periferia de Brasília promove a 22ª Festa do Morango, um dos mais tradicionais agroeventos do Centro-Oeste, que conta com apoio da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal.
A produção da fruta na região de Brazlândia movimenta R$ 32 milhões por ano, gera 2 mil empregos diretos e, é marcada pela consciência ambiental, preservação das nascentes e alimentação segura e saudável.
A festa começou na sexta-feira (1), no auditório principal da Associação Rural e Cultura de Alexandre de Gusmão (Arcag). Centenas de pessoas participaram da abertura do evento. Um bolo de 22 metros de cumprimento foi repartido entre o público.
Na sexta-feira (8), começa a Exposição Agrícola, na qual serão apresentados diversos alimentos produzidos na região. No sábado (9), ocorre a excursão Colha & Pague, que levará visitantes a uma propriedade de cultivo de morangos.
Esforço dos produtores
O presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, ressalta o esforço dos produtores locais e das equipes da empresa para a realização da festa. “Mesmo com a crise hídrica, os agricultores mantiveram a produção e diminuíram os impactos da falta de água.”
De acordo com a Adasa, os níveis do reservatório do Descoberto, responsável pelo abastecimento de água de 66% de Brazlândia, está 4% acima do previsto, graças, em parte, à adoção de práticas agrícolas mais econômicas pelos produtores da região.
Já o secretário de Agricultura, Argileu Martins, destaca a coragem dos agricultores em continuar investindo no cultivo de morangos, apesar das dificuldades. “São noites de sono perdidas, decisões difíceis para ser tomadas, mas os produtores persistem e merecem o reconhecimento de todos nós”, diz Argileu.
Da redação, com informações da Emater-DF