PR: Paranaguá fecha agosto com recorde histórico no embarque de milho e soja

Porto de paranaguá bate recordes.
Movimento é atribuído à produtividade agrícola e a investimentos no porto – Ivan Bueno/APPA

Mais de 2 milhões de toneladas de milho, farelo de soja e soja foram embarcadas pelo Corredor de Exportação (Correx) do Porto de Paranaguá (PR) nos 31 dias de agosto. É um novo recorde histórico de carregamento mensal agrícola, que supera em 5,6% o anterior, de 1,9 milhão de toneladas em junho de 2015.

No total, os embarques dos três produtos totalizam 2,02 milhões de toneladas: 644.035 t de milho, 315.681 t de farelo de soja e 1.068.506 t de soja, nos três berços do Correx.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a movimentação recorde se deve à alta produtividade agrícola e aos investimentos para o repotenciamento do Corredor de Exportação, que vêm sendo feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

“Contabilizamos dias de chuva e problemas de mau tempo que prejudicam a atracação de navios. No entanto, o Porto de Paranaguá tem comprovado a sua capacidade operacional para atender o campo de acordo com a sua demanda de movimentação”, assinala Richa Filho.

Movimentação de cargas

Nos últimos 25 meses, o Porto de Paranaguá bateu 34 recordes históricos de embarque de cargas. Em 18 de agosto, por exemplo, foram embarcadas, em 24 horas, 134.057 toneladas de milho e farelo de soja.

O carregamento de açúcar também ultrapassou, em um único dia, a marca de 62,6 mil toneladas, superando em 19% o recorde anterior, de 2001, quando tinham sido embarcadas 52,5 mil toneladas em apenas um navio.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, ressalta que os investimentos de cerca de R$ 600 milhões nos portos do Paraná resultaram em ganhos de produtividade de 33% no Correx.

Em 2016, o Porto de Paranaguá acumulou recordes consecutivos de movimentação nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

Da redação, com informações da APPA

 

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: