Congresso de Agroecologia começa nesta terça-feira em Brasília

aaa imagem congresso agro

A agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: memórias, saberes e caminhos para o bem viver. Este é o tema do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, que começa nesta terça (12) e vai até sexta-feira (15), em Brasília. A previsão é que o evento reúna mais de 5 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Representantes dos seis biomas brasileiros e de vários países latinos vão participar de palestras, painéis, visitas técnicas e feiras – como a Feira de Troca de Sementes Crioulas – durante o encontro.

Paralelamente ao Congresso Latino-americano, ocorrem o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno do ano de 2017. Os três eventos fazem parte das comemorações da Semana do Cerrado, bioma que está no centro das discussões sobre as questões fundiária, mineral, ambiental, cultural, desenvolvimentista, agrária etc.

Nos quatro dias de encontro, palestrantes e participantes avaliarão a situação da agroecologia na América Latina e na Ibero-América. O Congresso Latino-americano de Agroecologia é organizado a cada dois anos pela Sociedade Científica Latina Americana de Agroecologia (Socla), que reúne acadêmicos, técnicos, estudantes e agricultores organizados, permitindo o diálogo e o estabelecimento de acordos sobre o desenvolvimento da agroecologia.

Já o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é o maior evento de agroecologia em número de participantes e trabalhos técnico-científicos. É promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e reúne todos os setores da sociedade brasileira que atuam e desenvolvem a agroecologia.

O Congresso de Agroecologia no DF, por sua vez, contribuirá para o avanço na construção da política distrital de agricultura orgânica e agroecologia. Também fortalecerá a articulação institucional do DF e Entorno, que realiza os seminários regionais de agroecologia desde 2008, buscando a construção de espaços de diálogo a partir da participação de diversas instituições e entidades governamentais e não governamentais.

Da redação

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: