Começa nova rodada de fiscalização de estoques públicos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começou nesta segunda-feira (11) a sétima rodada de fiscalização de estoques públicos deste ano. Fiscais da empresa visitarão 44 armazéns públicos e privados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Em MS e no PR também será feito o cadastramento de novos armazéns.
A previsão da Conab é vistoriar 663,6 mil toneladas de milho, café arábica, farinha de mandioca, feijão, arroz, fubá de milho, farinha de trigo e trigo. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados. A ação prossegue até o dia 22 de setembro.
Nas seis etapas anteriores, foram fiscalizadas cerca de 2,6 milhões de toneladas de produtos em 376 armazéns. Os fiscais da Conab constataram desvios de 2.496 toneladas de milho e perdas de 1.241 toneladas de café e milho por quebra de umidade e quebra técnica, além de 1,43 milhões litros de néctar de laranja enquadrados em desvio.
No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Conab. Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a estatal por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.
Da redação, com informações da Conab