Em reunião na FPA, Alckmin defende expansão de biocombustíveis

a fpa
Leitão expôs a Alckmin (ambos ao centro) prioridades do setor rural – Divulgação/FPA

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (11), em Brasília, apoiar o Programa Renovabio – política federal destinada à expansão dos biocombustíveis até 2030. Ele também defendeu a necessidade de o Brasil ter um plano plurianual para o setor agrícola, seguro de renda ao produtor rural e investimentos em infraestrutura e logística.

“As regiões que mais cresceram do ponto de vista econômico [Produto Interno Bruto – PIB] foram exatamente onde há maior presença do agrobusiness, especialmente da agropecuária”, destacou Alckmin, ao participar de reunião na Frente Parlamentar da Agropecuária, com a presença de cerca de 60 parlamentares e representantes de entidades do setor.

Durante o encontro, no qual foram debatidas medidas para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do agronegócio no país e em São Paulo, o presidente da FPA, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), entregou a Alckmin uma carta aberta com as principais demandas e preocupações do setor produtivo rural.

“O atual cenário da agropecuária brasileira exige um posicionamento firme para reduzir preconceitos ruma ao desenvolvimento e crescimento econômico do país”, assinalou o deputado.

“A pauta defendida pelo setor passa pelo novo licenciamento ambiental, pela demarcação de terras indígenas, terras para estrangeiros, garantia de segurança jurídica aos produtores rurais, entre outros”, acrescentou. Entre as prioridades, Nilson Leitão citou ainda a reforma tributária.

O presidente da FPA ressaltou que “é preciso ser um país só, de um povo unido, do ecologicamente correto e economicamente viável e acabar, por fim, com o “nós” e com o “eles”. A nossa pauta é de toda a sociedade”, defendeu.

Além da agenda parlamentar, o governador também esteve com o Conselho do Instituto Pensar Agro (IPA), que reúne 43 entidades, e com o comitê de Agroenergia da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Da redação

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: