Sítio agroecológico atrai pais e filhos no Distrito Federal

sitio _ agroecologico
No sítio, crianças convivem com a natureza – Rômulo Serpa/Sead

Um espaço agroecológico em meio a uma área urbana. Assim é o Sítio Geranium, situado entre Samambaia e Taguatinga, regiões administrativas do Distrito Federal. Nele, oito famílias de agricultores cultivam frutas, verduras, mudas de árvores nativas e plantas medicinais. Tudo sem adubos químicos e agrotóxicos.

Os produtos são comercializados na Bioloja, dentro do sítio. Quem compra os alimentos, leva para casa qualidade e a satisfação de apoiar a sustentabilidade ambiental.

O Sítio Geranium foi idealizado em 1986. O modelo de alimentação segura e sustentável tem conquistando consumidores como a empresária Janaína Ribas, 29 anos, que há quatro anos resolveu mudar os hábitos alimentares. Ela incentiva os dois filhos a preservar a natureza e a consumir alimentos sem o uso de agrotóxico.

A família visita a Bioloja uma vez por semana. “Estamos vencendo uma batalha de obesidade infantil da minha filha e trazemos as crianças aqui para que elas mesmas peguem os alimentos orgânicos e coloquem na cesta. Isso desperta neles o interesse em comer. É como se eles tivessem colhendo o que vai estar na mesa”, diz Janaína.

“Temos a alegria de receber muitos consumidores e a grata satisfação de saber que estamos semeando esperança”, destaca a proprietária do sítio, Maria Abadia Chaves Barberato, 59 anos.

Além de consumir alimentos saudáveis, os visitantes do sítio ficam sabendo como eles são produzidos e recebem orientação sobre a preservação de espécies de animais e dos recursos hídricos.

O lugar tem um viveiro de plantas – algumas com mais de 300 anos, como uma samambaia –, um criadouro de minhocas e abelhas nativas. O espaço também oferece serviços de ecopedagogia e cursos de agricultura orgânica, yoga, permacultura, agroecologia e ervas medicinais.

sitio _ agroecologico 2
Rômulo Serpa/Sead

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: