Brasil pet em discussão na Comissão de Agricultura

cao
Cadeia produtiva de animais de estimação cresceu 4,9% no ano passado – Ag. Brasil

O Brasil pet também interessa ao parlamento. Tanto que a situação do setor será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (28), a partir das 10h. O requerimento para realização da reunião foi apresentado à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS).

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor faturou R$ 18,9 bilhões em 2016, com crescimento de 4,9% em relação a 2015. Entre os segmentos da cadeia produtiva, o Pet Food lidera, com 67,3% do faturamento. Em seguida, estão os serviços, como banho e tosa, com 16,8%; Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos de beleza) com 8,1%; e Pet Vet (produtos veterinários), com 7,8%.

Para Alceu Moreira, um mercado deste porte deve estar entre as preocupações da Comissão de Agricultura. A reunião, esclarece o deputado, servirá para apresentar subsídios aos parlamentares sobre o cenário da cadeia pet, a fim de que eles possam elaborar propostas para apoiar o seu fortalecimento e remover eventuais obstáculos à atividade.

Audiência deve contar com a participação do presidente da Câmara Setorial Pet e representante da Cadeia Produtiva Pet, José Edson Galvão de França; do representante dos criatórios de pet domésticos e silvestres, Felipe Weber Mendonça Silvai; do representante dos serviços e comércio Wanderson Alves Ferreira; do especialista jurídico sobre o tema Thiago Santos Fraga Rodrigues; e de um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Brasil pet em discussão na Comissão de Agricultura

  • 27 de setembro de 2017 em 14:02
    Permalink

    Muito interessante para quem trabalha no setor, lembrando que Alceu Moreira começou sua vida no setor de loja Agropecuária, no litoral do Rio Grande do Sul, basta esperar para ver se vão fazer algo significativo.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: