Notícias do dia

Leite sem inspeção chega a 31% da produção no Brasil

Pecuária leiteira. Ordenha  Foto Arnaldo Alves - SECS
Em 2016, o país produziu 33,62 bilhões de litros de leite, segundo o IBGE – AEN/PR.GOV.BR

Uma constatação preocupante para a saúde pública: 31% do leite produzido no Brasil, no ano passado, não foram submetidos à inspeção sanitária municipal, estadual ou federal, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2016, recém-divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A comparação entre os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) e da Pesquisa Trimestral do Leite mostra que 31% do leite produzido no país não passaram por inspeção sanitária”, informa o instituto.

No estudo Perspectivas para Agropecuária – Produtos de Verão 2017/18, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também informa que a produção de leite sob inspeção representa cerca de 70,0% do total produzido no país.

MG lidera setor de lácteos

Segundo o IBGE, a produção brasileira de leite em 2016 foi de 33,62 bilhões de litros, com retração de 2,9% em relação a 2015. Também foi registrado recuo de 6,8% no número de vacas ordenhadas, chegando a 19,67 milhões, ou 9,0% do total de bovinos do país.

Minas Gerais continua sendo o maior produtor nacional de leite, com 8,97 bilhões de litros ou 26,7% da produção nacional. Entre os municípios, a liderança era de Castro, no Paraná, com 255,00 milhões de litros.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

One thought on “Leite sem inspeção chega a 31% da produção no Brasil

  • Paulo

    Pior são as fraudes que ainda fazem com o leite.

    Resposta

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading