Evento discute papel da agronomia no desenvolvimento nacional

a _ seminario agronomia embrapa

“Agronomia no Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil” é o tema de workshop que ocorre nesta segunda-feira (16) na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG.

O objetivo do evento é debater a agricultura em tempos de crise e a política agrícola no contexto atual. Também será apresentado um panorama do Brasil agrícola no passado, presente e futuro.

Em sua palestra, o pesquisador da Embrapa Rubens Miranda fará uma análise das transformações ocorridas ao longo do tempo.

“No decorrer da história, a agricultura superou uma série de paradigmas e desafios, o que permitiu, desde os seus primórdios aos dias de hoje, um aumento de produção extraordinário. Esse aumento constitui um dos elementos-chave que viabilizaram a explosão demográfica mundial nos últimos 200 anos”, diz Miranda.

“Infelizmente”, prossegue, “tudo tem um limite. No futuro, a humanidade se defrontará com escassez de terras agricultáveis, água e insumos que hoje são básicos para a agricultura. O grande desafio será como produzir mais com menos. São as soluções para esse desafio que definirão o papel do Brasil no mundo nas próximas décadas.”

Nesse contexto, será debatida a atuação do agrônomo no desenvolvimento do agronegócio. Haverá uma mesa redonda com participação de representantes do Crea-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais), da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), da Adicer (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Sete Lagoas.

A participação no workshop “Agronomia no Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil” é gratuita. O evento é uma realização do Senge-MG (Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais), da Embrapa e do Crea-MG.

Marina Torres (Embrapa)

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: