Horta melhora ambiente em unidade de saúde do DF

a horta emater.jpg
Fotos: Divulgação/Emater-DF

Um espaço agradável, de contato com a natureza e com a produção de alimentos seguros e sadios. Assim é a horta do Centro de Orientação Médico Psicopedagógica (Compp), unidade que atende a crianças e adolescentes com transtornos mentais. O centro é vinculado à Secretaria de Saúde e fica na Asa Norte.

O cultivo começou em 2016 e conta com o apoio da Emater-DF e da Novacap. De acordo com a chefe do Núcleo de Oficinas Terapêuticas do Compp, Carmelita Rodrigues, a parceria com a Emater-DF foi importante para que a horta se tornasse mais produtiva.

“Com esse apoio, conseguimos instalar um sistema de irrigação por gotejamento, que é bem mais econômico, além de adotarmos técnicas e práticas mais eficientes”, diz Carmelita.

A diretora-geral do Compp, a neuropediatra Simone Guimarães, ressalta que os servidores da unidade também se beneficiam do espaço. “Nossos colegas visitam a horta para meditar e descansar durante os intervalos. Isso proporciona bem-estar e melhora o ambiente de trabalho. Todos ganham, inclusive os pacientes.”

O técnico agrícola Zilçon Vinhal, do Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, destaca que a empresa cumpre seu papel ao apoiar o trabalho realizado no Compp. “O aproveitamento desse espaço é uma oportunidade de oferecer à comunidade um ambiente de convivência e produção limpa de alimentos.”

Desde 1969, o Compp conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais para atender a crianças, adolescentes e suas famílias. Em média, são cerca de quatro mil atendimentos por mês.

Segundo Carmelita, a horta tem contribuído para uma melhor eficácia no tratamento com os pequenos. “Tratar as pessoas em sua saúde física, mental, espiritual e emocional: este é o mundo que queremos.”

Da redação, com informações da Emater-DF

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: