Cocatrel premia melhores cafés da safra 2017/2018

a _ premio cocatrel
Divulgação/Cocatrel

A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas divulgou os 12 premiados do concurso Melhores Cafés Cocatrel – safra 2017/2018. Durante a solenidade, na Pousada Travessia, em Três Pontas (MG), o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda de Figueiredo Filho, anunciou o novo departamento da cooperativa: Cocatrel Direct Trade, focado em cafés especiais e exportação.

A cerimônia, nessa quinta-feira (9), contou com a presença dos cooperados premiados e seus familiares, além das empresas exportadoras que adquiriram lotes dos melhores cafés.

Na abertura do evento, Francisco Miranda ressaltou a importância dos produtores para a Cocatrel e a necessidade de se focar na qualidade dos cafés, que tem sido uma exigência do mercado.

Já Gabriel Miari, coordenador da Cocatrel Direct Trade, falou sobre o trabalho do novo departamento da cooperativa: “Nossa função é valorizar o produtor de todas as formas, orientá-lo e tentar encontrar os cafés de qualidade que os cooperados da Cocatrel têm produzido. Paralelamente, buscamos os melhores mercados para a comercialização desses cafés, visando sempre obter bons negócios para a Cocatrel e principalmente para o produtor”.

Qualidade premiada

Os lotes de cafés premiados foram vendidos a um preço mínimo de R$ 700 a saca, com o comprometimento da cooperativa em buscar outros compradores para melhorar ainda mais esse valor, que já é bastante significativo no atual momento do mercado cafeeiro.

“A qualidade tem que ser premiada com troféus, mas também com dinheiro para o produtor”, afirmou Francisco Miranda.

Além dos premiados e das empresas parceiras, a Cocatrel homenageou o Centro de Comércio de Café de Minas Gerais. O presidente da entidade, Archimedes Coli Neto, agradeceu a homenagem e parabenizou os cooperados, ressaltando a importância de cada um em contribuir para melhorar a qualidade dos cafés de MG.

O objetivo do concurso é incentivar e reconhecer os cooperados que priorizam a qualidade de seus cafés em todos os processos de produção.

A seleção dos cafés nas categorias Cereja Descascado e Natural foi feita pela equipe da Cocatrel Direct Trade, com base nos critérios de aroma, uniformidade, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, entre outros.

Além de um troféu personalizado, cada um dos premiados recebeu 20 kg de seu café torrado e moído, colocados em embalagens especiais. Eles terão seus cafés à venda na Cafeteria Cocatrel e também no e-commerce da loja online da cooperativa, através do site www.cocatrel.com.br.

Os cafeicultores premiados foram estes:

CATEGORIA CEREJA DESCACADO

ANTÔNIO VITOR ARCHANJO – Sítio Lagoa – Três Pontas

JOSÉ CARLOS DOS REIS – Sítio Padre Vítor – Três Pontas

ROMEU SCALIONI – Sítio Retiro – Nazareno

TOMÉ MOACIR MACIEL – Fazenda Recanto do Sol – Três Corações

CATEGORIA NATURAL

AGOSTINHO DE FÁTIMA MARCELINO – Fazenda Curralinho – Três Pontas

EDINEI HENRIQUE DE SÃO JOSÉ – Sítio Queixada – Ilicínea

FÁBIO ARAÚJO REIS – Fazendo Mato Santo – Carmo da Cachoeira

FLÁVIO ALESSANDRO CORRÊA – Sítio Por do Sol – Três Pontas

FRANCISCO SALES – Sítio Ariana – Carmo da Cachoeira

JOÃO CESAR RESENDE – Taboão – Lagoa Dourada

JOSÉ VITOR LUZ – Fazenda bom Sucesso – Carmo da Cachoeira

MARIA NANCI REIS – Fazenda Padre Vitor – Três Pontas

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: