Novo aplicativo tornará mais ágil cuidados com a saúde dos rebanhos

a _ gado campo embrapa
App facilitará atendimento a animais em caso de doença – Foto: João Costa/Embrapa

Criadores, veterinários e demais interessados em saúde e bem-estar animal ganharão um novo aplicativo gratuito no início do próximo mês. É o “Saúde Animal”, ferramenta que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançará durante o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), de 4 a 8 de dezembro, em Belém. A expectativa do Mapa é que o app venha a ser utilizado por 1 milhão de usuários no curto prazo, já que  o país tem cerca de 5 milhões de propriedades rurais e 120 mil veterinários.

Por meio do aplicativo, os usuários poderão enviar notificações às autoridades sanitárias sobre suspeitas de ocorrências de doenças ou focos. O app também facilitará o acesso a informações, manuais e legislações federal e estadual sobre sanidade, além dos códigos sanitários da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“O aplicativo atende às necessidades de mercado e de competitividade, como agilidade, acesso fácil e rápido à informação, interatividade e soluções colaborativas”, destaca o diretor do Departamento de Saúde Animal (DAS) do Mapa, Guilherme Marques.

a _ guilherme marques
Guilherme Marques: aplicativo preenche requisitos de mercado – Foto: Mapa

Atualizações e notificações

De acordo com ele, o uso do aplicativo por diferentes públicos vai gerar aprimoramentos e atualizações frequentes, muitas delas realizadas automaticamente. “Quanto às notificações de suspeitas de doenças ou focos, o uso da ferramenta permitirá ação rápida e dirigida, favorecendo a sanidade e segurança dos rebanhos.”

O “Saúde Animal” foi desenvolvido pelo Mapa em colaboração com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). O aplicativo é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

O app também dispõe de atendimento virtual para responder perguntas dos usuários em português, inglês e espanhol, em áudio e texto.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta