Conselho Brasileiro do Feijão terá participação da Famato

a _ feijao embrapa 1 a
Brasil tem três safras anuais de feijão – Foto: José de Araújo/Embrapa

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) vai compor o Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP), criado recentemente com o objetivo de defender os interesses da cadeia produtiva do feijão e pulses (sementes secas).

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, será conselheiro fiscal do CBFP. “Enxergamos no conselho uma grande oportunidade para Mato Grosso despontar no mercado e atender a demanda mundial por esses alimentos”, destaca Corral.

Segundo ele, a Famato vai participar ativamente das discussões e propor ações que fortaleçam a produção da cultura no estado. “O Imea [Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária] já estuda a possibilidade de incluir nos relatórios de mercado a cultura do feijão, assim como é feito com a soja, milho, algodão, pecuária de corte e de leite”, informa Corral.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o feijão ocupa a 9ª posição no ranking das principais culturas da cadeia produtiva agrícola brasileira.

Com três safras anuais, o país produz anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de feijão.

No Brasil, 70% da população consome feijão diariamente. O consumo anual é de mais de 17 quilos por habitante/ano.

a _ tiago stefanello nogueira
Tiago Stefanello Nogueira (E) presidente o CBFP – Divulgação/Famato

Relações institucionais

Voltado para as relações governamentais e institucionais, o CBFP reunirá representantes das principais entidades do setor produtivo relacionadas com a cultura do feijão e pulses, como produtores, cerealistas, sementeiros, empacotadores, pesquisadores e exportadores.

Com participação em fóruns permanentes do agronegócio, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), câmaras setoriais, comissões nacionais e debates no Congresso Nacional, o CBFP visa desenvolver trabalhos pautados na produção e comercialização sustentável e crescente.

O conselho já debate o registro de defensivos, padrões de classificação de grãos, abertura de mercados para exportação e programas de incentivo ao consumo.

O CBFP tem como parceiros a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Sindicato Rural de Sorriso, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Aprosoja Brasil, agroindústrias exportadoras de feijão e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses é presidido por Tiago Stefanello Nogueira, diretor do Sindicato Rural de Sorriso (MT).

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: