Água é o tema da Conferência Distrital do Meio Ambiente
Com o tema Cuidando das Águas, Brasília realiza no próximo fim de semana a Conferência Distrital do Meio Ambiente de 2017. O evento reunirá 144 delegados — representantes da sociedade civil — eleitos nas pré-conferências que ocorreram de junho a outubro deste ano.
No sábado (25), os participantes debaterão as cerca de 340 propostas feitas durante as etapas prévias. No domingo (26), escolherão 10 para cada um dos seis eixos: clima; biodiversidade e Cerrado; educação ambiental, cidadania e participação; gestão territorial e gestão hídrica; resíduos sólidos, saneamento e saúde; e usos econômicos da água.
Essas sugestões integrarão o relatório final da Conferência Distrital do Meio Ambiente, a ser encaminhado aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, elas servirão de base para a elaboração do Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente.
O secretário adjunto do Meio Ambiente, Carcius Santos, reforça que a conferência distrital é um evento de mobilização e conscientização.
Segundo ele, cerca de 750 pessoas participaram dos encontros preparatórios. Nos debates, foram elencadas diversas possibilidades de ter maior volume e qualidade de água no DF. “Discutimos como evitar novas crises hídricas, como economizar mais água e como recuperar nascentes.”
A escolha do tema desta edição do evento distrital também é uma forma de preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, marcado para 2018 em Brasília.
A Conferência de Meio Ambiente ocorrerá no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape), na 907 Sul (Plano Piloto).