Projeto Rentabilidade no Meio Rural divulga resultados amanhã

a _ projeto rentabilidade no meio rural

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulga sexta-feira (24) os resultados do projeto Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso. O trabalho apresentará os custos e a rentabilidade dos sistemas de produção para auxiliar o agricultor a planejar o seu ano-safra e a fazer o gerenciamento interno da propriedade rural.

Em execução desde 2015, o projeto tem o objetivo de criar parâmetros regionais de rentabilidade das atividades econômicas rurais e, com isso, fomentar a introdução de tecnologias e sistemas de produção eficientes no estado. Nove fazendas que integram plantio e criações de animais são acompanhadas pela equipe técnica do Imea.

Este ano, o projeto promoveu 13 painéis modais. “São reuniões entre produtores, o Imea e parceiros para levantar dados dos sistemas solteiros de cada região dentro das principais atividades desenvolvidas, como soja, milho, algodão, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e cana-de-açúcar. Também fazemos o acompanhamento da floresta plantada de teca e eucalipto, além da piscicultura em quatro regiões do estado”, diz o gestor técnico do Imea Paulo Ozaki.

De acordo com a Ozaki, mensalmente mais de 350 indicadores são atualizados pela equipe técnica para a elaboração de vários relatórios mensais, semestrais e anuais. Os relatórios de custo de produção, fluxo de caixa e análise de rentabilidade dos sistemas integrados e solteiros também são frutos do projeto.

O Imea conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no desenvolvimento do projeto.

A apresentação será no auditório da Famato, a partir da 7h30 desta sexta-feira. O evento é gratuito e voltado para produtores rurais, pesquisadores, agentes financeiros e empresas do setor agropecuário.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: