FPA pede convocação da 1ª Conferência Nacional dos Produtores Rurais Indígenas

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pediu ao presidente Michel Temer a publicação de decreto presidencial para realização da 1ª Conferência Nacional dos Produtores Rurais Indígenas.
A solicitação foi encaminhada ao Palácio do Planalto por meio de ofício assinado pelo presidente da FPA, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT); pela vice-presidente, deputada Tereza Cristina (sem partido-MS); e pelos deputados Alceu Moreira (PMDB-RS) e Valdir Colatto (PMDB-SC).
O documento também é assinado por lideranças indígenas de vários estados, que pedem a realização do evento para discutir a produção agrícola em suas comunidades e buscar soluções que atendam as suas efetivas necessidades.
“A nossa comunidade está preparada para progredir. Precisamos é de oportunidades”, disse Marcelo Lins, da tribo Ofayé (MS), uma das lideranças que assina o documento.
O principal objetivo da conferência é dar voz aos índios na construção de políticas públicas, sem a interlocução de intermediários, e também na tomada de decisão. Segundo Lins, os produtores indígenas têm condições de debater o tema em condições de igualdade com a sociedade.
O pedido é resultado de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados em outubro deste ano, com a participação de mais de 60 lideranças indígenas. Na ocasião, os índios manifestaram a intenção de produzir em suas comunidades, conservando suas tradições e identidade.