Orçamento da União precisa ampliar recursos para bolsa estágio

a - sandro
Rôney Nemer (E), Cacá Leão e Sandro Bergamim (D) – Foto: Divulgação

“É necessário elevar os valores destinados à bolsa-auxílio e ao vale transporte no Orçamento da União, a fim de que possa haver correção da bolsa estágio no serviço público federal, congelada desde 2008 e com defasagem de mais de 70%.” O apelo foi feito nesta quinta-feira (6) pelo fundador da Brasília Estágios, Sandro Bergamim, ao relator-geral do Orçamento de União de 2018, deputado Cacá Leão (PP-BA).

“O aumento da bolsa estágio é fundamental para apoiar o aperfeiçoamento profissional dos jovens universitários que fazem estágios em órgãos do governo federal, como o Ministério da Agricultura e os demais ministérios”, reforçou Sandro Bergamim, que participou da audiência com Cacá Leão juntamente com o deputado federal Rôney Nemer, presidente do PP no DF.

Segundo Sandro Bergamim, os estagiários do Poder Executivo são usados como mão de obra barata. “Eles fazem o trabalho de servidores efetivos e recebem uma miséria, que representa menos da metade do que os poderes Legislativo e Judiciário pagam aos seus estagiários. Além disso, ainda gastam com passagens. Isso é uma injustiça.”

Sandro Bergamim espera que Cacá Leão seja sensível à reivindicação e aumente o montante da bolsa-auxílio e do vale transporte no Orçamento da União do próximo ano. “O atual valor da bolsa-auxílio desestimula os estagiários. Muito, inclusive, desistem do estágio porque acabam tendo que pagar para trabalhar”, disse o empresário, que também já tratou do assunto no Ministério Planejamento e na Presidência da República.

O deputado Rôney Nemer destacou que os estágios são a porta de entrada dos jovens para o primeiro emprego. “A experiência que eles adquirem no estágio serve para ajudá-los na hora de procurar emprego. Em todas as entrevistas, a primeira pergunta que é feita é se eles têm experiência. Por isso, precisamos valorizar os estágios e reparar essa injustiça”, acrescentou o parlamentar.

Cacá Leão se mostrou preocupado com a situação e determinou à consultoria de orçamento do Congresso Nacional estudos para ver se há possibilidade de aumentar o volume de recursos para o custeio das despesas com estagiários no governo federal.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

2 comentários em “Orçamento da União precisa ampliar recursos para bolsa estágio

  • 16 de dezembro de 2017 em 12:23
    Permalink

    Que o Deputado Cacá seja um Leão na hora de defender o direito dos estagiários!

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2018 em 14:38
    Permalink

    Sou estagiário no poder executivo e a bolsa e uma vergonha paga para trabalhar

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: