Periferia de Brasília ganhará hortas comunitárias em 2018

a - hortas comunitarias df
Foto: Agência Brasília

Um dos principais polos agrícolas do Distrito Federal, conhecido principalmente pela produção de morangos, Brazilândia desenvolverá em 2018 uma experiência bem-sucedida na França. É criação de hortas comunitárias, baseada em um programa já existente na cidade de Limoges.

As hortas comunitárias serão criadas por intermédio do Projeto Preserva Brazlândia . A ideia é fortalecer as ações comunitárias, possibilitando que as pessoas ocupem espaços públicos que hoje estão subutilizados.  Assim, elas participarão mais da ordenação da cidade e da proteção ao meio ambiente.

O projeto conta com o apoio do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Um dos defensores da criação das hortas comunitárias é o promotor de Justiça Dênio Augusto Moura, que conheceu a experiência de Limoges durante mestrado na França.

O Projeto Preserva Brazlândia é coordenado pela Comissão de Proteção à Ordem Urbanística e ao Meio Ambiente de Brazlândia (Preserva Brazlândia), criada em 2015.

A comissão busca prevenir e reprimir a ocupação e o parcelamento irregular de áreas rurais para fins urbanos. Também procura preservar o meio ambiente e os recursos hídricos da região, especialmente a Barragem do Descoberto, responsável por cerca de 65% do abastecimento de água do DF.

Além do MPDFT, a comissão tem a participação da Companhia de Saneamento Ambiental do DF, da Agência de Desenvolvimento do DF, do Instituto Brasília Ambiental, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e da Polícia Militar.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: