Periferia de Brasília ganhará hortas comunitárias em 2018

Um dos principais polos agrícolas do Distrito Federal, conhecido principalmente pela produção de morangos, Brazilândia desenvolverá em 2018 uma experiência bem-sucedida na França. É criação de hortas comunitárias, baseada em um programa já existente na cidade de Limoges.
As hortas comunitárias serão criadas por intermédio do Projeto Preserva Brazlândia . A ideia é fortalecer as ações comunitárias, possibilitando que as pessoas ocupem espaços públicos que hoje estão subutilizados. Assim, elas participarão mais da ordenação da cidade e da proteção ao meio ambiente.
O projeto conta com o apoio do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Um dos defensores da criação das hortas comunitárias é o promotor de Justiça Dênio Augusto Moura, que conheceu a experiência de Limoges durante mestrado na França.
O Projeto Preserva Brazlândia é coordenado pela Comissão de Proteção à Ordem Urbanística e ao Meio Ambiente de Brazlândia (Preserva Brazlândia), criada em 2015.
A comissão busca prevenir e reprimir a ocupação e o parcelamento irregular de áreas rurais para fins urbanos. Também procura preservar o meio ambiente e os recursos hídricos da região, especialmente a Barragem do Descoberto, responsável por cerca de 65% do abastecimento de água do DF.
Além do MPDFT, a comissão tem a participação da Companhia de Saneamento Ambiental do DF, da Agência de Desenvolvimento do DF, do Instituto Brasília Ambiental, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e da Polícia Militar.