Produtividade  aumenta rentabilidade do café no Brasil

Cerrado Vivo
Foto: Fabiano Bastos/Embrapa

Os efeitos positivos da mecanização na produtividade do café têm se refletido na rentabilidade da cadeia produtiva, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O trabalho, produzido pela área de Informação do Agronegócio da Conab, aponta ainda tendência de crescimento dos gastos com agrotóxico na cafeicultura.

Intitulado “A Cultura do Café: Análise dos Custos de Produção e da Rentabilidade nos Anos-Safra 2008 a 2017”, o estudo atribui à produtividade a melhoria de rentabilidade das variedades arábica e conilon.

Em algumas áreas de cultivo de café arábica, como nos municípios de Luís Eduardo Magalhães (BA) e Cristalina (GO), a rentabilidade foi positiva em quase todos os anos analisados.

O mesmo ocorreu nos municípios mineiros de Patrocínio e São Sebastião do Paraís, onde houve comportamento semelhante em 2011 a 2016, com exceção de 2013.

Franca (SP) e Londrina (PR) também tiveram recuperação positiva a partir do ano de 2014, com a verificação de melhor remuneração do produtor.

Já os produtores de café arábica de Venda Nova do Imigrante (ES) somente tiveram resultados positivos em dois dos nove anos analisados (2012 e 2016).

Conilon

No caso da produção de conilon, o comportamento também não foi uniforme. Em Rondônia, por exemplo, entre 2008 e 2013 o uso de métodos de plantio menos tecnificados teve reflexos na baixa produtividade e na rentabilidade, levando prejuízo ao produtor em três dos seis anos analisados.

A partir de 2015, com a mudança radical no pacote tecnológico, a tendência se inverteu em RO e houve forte aumento na produtividade e melhor remuneração dos produtores.

Em Pinheiros, no Espírito Santo – principal estado produtor de conilon –, a boa produtividade e os preços recebidos pelos produtores de conilon  foram essenciais para atingir  bons resultados em todos anos analisados.

Da redação, com informações da Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: