Agricultura familiar de RO receberá mais de R$ 160 mi este ano

A agricultura familiar de Rondônia receberá, ao longo deste ano, mais de R$ 160 milhões em investimentos públicos. Os recursos serão usados na compra de implementos de mecanização das lavouras e na recuperação e conservação de estradas vicinais. A expectativa é que essas ações contribuam para melhorar o manejo do solo nas plantações e pastagens do estado.
Dos cerca de 120 mil estabelecimentos rurais de RO, 85% são de base familiar, com áreas de até 100 hectares. Aproximadamente 90 mil famílias produzem 70% dos alimentos que chegam à mesa da população rondoniense, conforme a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri).
Os recursos para compra dos equipamentos são oriundos de uma emenda coletiva da bancada federal rondoniense, formalizada num convênio com o Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte, ainda em 2016. O governo de Rondônia dará uma contrapartida para aquisição do maquinário.
Segundo a secretária-adjunta da Agricultura do estado, Mary Braganhol, nunca um volume tão grande de recursos foi destinado à aquisição de máquinas e equipamentos para o fortalecimento rural. A compra já está em fase de licitação.
O investimento permitirá a compra de patrulhas agrícolas e patrulhas mecanizadas. Serão 440 tratores, 440 grades, 440 carretas, 28 moto-niveladoras; 14 escavadeiras hidráulicas; 47 pá-carregadeiras, 43 retroescavadeiras; 87 caminhões caçamba; 4 caminhões carga-seca; 2 micro-ônibus adaptados e 8 micro-ônibus normais.
Da redação, com a Secom-RO
Mais um caso de sucesso! Que ótimo!