Agricultura digital, nova tendência no campo, diz ABPSAP

imagem agro digital 00
Foto: Embrapa

A nova tendência no campo brasileiro é a agricultura digital – conjunto de técnicas que engloba o uso de drones, GPS, satélites, processamento de dados e plataformas virtuais, entre outras inovações –, destaca o presidente da Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço de Agricultura de Precisão (ABPSAP), Pedro Magalhães.

O tema foi um dos assuntos debatidos durante o IV Encontro sobre Agricultura de Precisão, promovido pela ABPSAP, de terça (23) até esta quinta-feira (25), em Curitiba. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre prestadores de serviço de agricultura de precisão, técnicos, consultores, professores e representantes da indústria e de fundos de investimentos.

“Tivemos a participação de pessoas de vários estados e de outros países, como a Argentina e os Estados Unidos”, ressalta Magalhães ao AGROemDIA. O encontro, acrescentou, serviu para fortalecer a aproximação e a troca de experiências entre os prestadores de serviços de agricultura de precisão e os demais setores envolvidos com a inovação da atividade rural, como a academia e os fundos de investimentos.

Potencial de expansão

Segundo o presidente da ABPSAP, a agricultura da precisão tem grande potencial de expansão no país. Hoje, assinala Magalhães, cerca de 20% dos estabelecimentos agrícolas brasileiros empregam alguma ferramenta de agricultura de precisão. O desafio do setor agora é ampliá-la para atingir um número maior de propriedades.

Atualmente, uma das técnicas mais utilizadas no Brasil é a de correção do solo para aplicação de insumo em taxa variável, ou seja, a quantidade recomendada para cada espaço na propriedade.

De acordo com o presidente da ABPSAP, essa técnica já é usada em uma área cultivada estimada em 10 milhões de hectares no país. O custo médio desse serviço é de R$ 60 por hectare.

O país conta hoje com cerca de 300 empresas prestadoras de serviço de agricultura de precisão, que apoiam produtores espalhados pelas principais regiões produtoras na busca por maior eficiência na gestão e produtividade na produção agrícola.

imagem satelite agro
Imagem: GEOEYE/Embrapa

ConBAP

Durante o encontro, a Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) lançou oficialmente o ConBAP 2018 (Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão), que será realizado de 2 a 4 de outubro, no Espaço Unimed, em Curitiba.

O ConBAP 2018  terá como tema central a “Construção de Dados na Era da Digitalização Agrícola”. A expectativa da  AsBraAP é que o congresso reúne cerca de 800 pessoas e conte com a participação de 40 empresas na área de exposição.

O IV Encontro sobre Agricultura de Precisão e o ConBAP  2016 tiveram apoio da Divisão de Agricultura de Precisão e Novos Insumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: