Distrito Federal recupera estradas rurais

recuperacao estradas rurais df
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Os trechos críticos das estradas que dão acesso às escolas rurais do Distrito Federal passam por mapeamento e recuperação da malha. O trabalho está sendo executado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), com apoio de mutirão comunitário, e faz parte da preparação para a volta às aulas.

A exemplo do que já ocorre na Bacia do Descoberto, na região administrativa de Brazlândia, a ação envolve construção e a limpeza de bacias de contenção — conhecidas como barraginhas — e elevações nas pistas, popularmente chamadas de peitos de pombo.

A Seagri cede maquinário, como retroescavadeira, tratores e motoniveladora, para a realização do trabalho. A comunidade, por sua vez, colabora com a mão de obra em regime de mutirão.

Também estão sendo providenciadas parcerias com outros órgãos do governo do DF para cessão de materiais, como manilhas para canalização de trechos com cursos de água.

De acordo com o governo, as estradas rurais passam por recuperação periódica, mas, por causa do período chuvoso, as ações precisaram ser intensificadas.

As medidas são fundamentais para que os ônibus escolares da área rural consigam buscar e levar os estudantes em segurança.

“Não podemos fazer desenvolvimento rural sem considerar o fator humano, com base na educação. Por meio dela é possível explorar os potenciais de ocupação do espaço”, diz o subsecretário de Agricultura, Hercílio Matos.

A melhoria das estradas se reflete diretamente na maior frequência dos alunos às aulas, destaca a diretora da Escola Classe Aspalha, Lara Andréia Cardoso.

Da redação, com Agência Brasília

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: