Senado debaterá importância das abelhas para agricultura

abelha_29_polinizacao
Foto: EBC

O desaparecimento dos insetos polinizadores, como as abelhas, e os efeitos na agropecuária serão debatidos em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, presidida pelo senador Ivo Cassol (PP-RO). Estimativas apontam, segundo o plataforma digital Bee Alert, a perda de 20 mil colmeias e a morte de mais de 1 bilhão de abelhas de março de 2014 a agosto de 2017.

De acordo com estimativas de cientistas, as abelhas são responsáveis pela reprodução de cerca de 73% das espécies vegetais existentes no mundo. Estudos indicam que as mudanças climáticas e o aquecimento global estão afetando esses agentes polinizadores naturais. O uso de agrotóxicos nas lavouras também é relacionado como causa do desaparecimento das abelhas.

Em razão da polinização, as abelhas respondem diretamente por 40% da produção mundial de alimentos, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

lasier-martins-senador
Lasier: sociedade precisa conhecer situação dos polinizadores – Marcos Oliveira/Agência Senado

Conscientização

A audiência pública foi proposta pelo senador Lasier Martins (PSD-RS) e contará com a participação de cientistas e pesquisadores do setor agropecuário e de representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal.

“Esse é um assunto que tem uma importância muito maior do que se pensa”, ressalta Lasier. “Nós vamos abrir uma discussão para conscientizar a sociedade brasileira sobre esse tema, que praticamente ninguém fala.”

O objetivo da audiência, acrescenta o senador gaúcho, é avaliar com os cientistas por que isso está acontecendo e o que pode ser feito, uma vez que o desparecimento das abelhas afeta “a própria estrutura de alimentos” existente hoje.

Por meio do aplicativo BEE ALERT, apicultores e pesquisadores do mundo todo podem documentar as ocorrências do fenômeno do desaparecimento das abelhas, conhecido como Desordem de Colapso da Colônia.

Da redação, com informações da Rádio Senado

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: