Safra de 225,6 milhões de t de grãos é a segunda maior do país

colheita ebc 8.jpg
Foto: EBC

A produção brasileira de grãos 2017/2018 pode chegar a 225,6 milhões de toneladas, segundo o 5º levantamento da safra, divulgado nesta quinta-feira (8), em Brasília, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mesmo com recuo de 5,1% em relação à safra passada – a maior de toda a história (237,7 milhões de t) –, a colheita deste ano deve ficar em segundo lugar na série histórica, apresentando números significativos.

Com crescimento de mais de 0,2%, a área total ultrapassou os 61 milhões de hectares.

Entre as culturas, a preferência do produtor segue pelo milho e a soja, que representam quase 88% dos grãos produzidos no país.

No caso da soja, houve queda de 2,2% na produção, ficando em 111,6 milhões de toneladas contra 114,1 milhões/t do último período.

Já para o milho total, a expectativa é de redução de 10,1%, passando de 97,8 milhões para 88 milhões de toneladas. A primeira safra pode ficar em 24,7 milhões de t, enquanto a do milho segunda safra é estimada em até 63,3 milhões de toneladas.

Algodão

O levantamento mostra ainda que o cenário mais favorável foi o do algodão, com aumento de 17% na produção da pluma, totalizando 1,79 milhão de toneladas e 1,1 milhão de hectares, com elevação de 17,4% na área.

No quesito produtividade, a soja aponta para uma queda, sendo estimada em de 3.185 kg/hectare contra 3.364 da safra anterior.

Como as culturas ainda estão na fase inicial de colheita, os números divulgados têm como base os rendimentos apurados nas pesquisas de campo com o acompanhamento agrometeorológico e espectral realizado pela Conab.

A pesquisa foi feita nos principais centros produtores de grãos no país, entre os dias 21 e 27 de janeiro.

Da redação, com informações da Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: